Os títulos do Tesouro americano conseguiram recuperar as perdas sofridas em 2024, graças a dados mais brandos de inflação que aumentaram as expectativas de cortes nos juros pelo Federal Reserve (Fed). Um indicador da Bloomberg que mede os retornos de uma carteira teórica de Treasuries agora mostra um ganho de 0,3% no ano, após reverter um déficit de 3,4% acumulado até abril.
Este avanço ocorre em um contexto onde os dados divulgados na quinta-feira indicaram uma desaceleração adicional na inflação ao consumidor nos EUA no último mês. Além disso, o núcleo do índice de preços ao produtor manteve-se estável pelo segundo mês consecutivo, de acordo com um relatório recente.
À medida que os Treasuries se valorizam, os investidores passam a exigir rendimentos menores para adquirir as notas, beneficiando aqueles que vendem ou detêm a dívida. A taxa sobre o título de dois anos, por exemplo, caiu 13 pontos-base nos últimos dois dias.
Nick Twidale, analista-chefe da ATFX Global Markets em Sydney, comentou: “Estamos finalmente vendo dados recentes nos EUA que favorecem os operadores de Treasuries. Os comentários das autoridades do Fed serão monitorados ainda mais de perto nas próximas semanas, mas parece que agora está chegando a virada para quem está comprado.”
Atualmente, os juros futuros nos EUA já estão precificando completamente um corte de 0,25 ponto percentual em setembro, e a redução total esperada até o final do ano já ultrapassa o equivalente a dois cortes, com 62 pontos-base de queda.
Leia mais:
- Agência Purpple Assume Campanhas da Corretora Avenue e Espera Dobrar Faturamento
- Mulheres no Brasil Podem Beneficiar-se Mais da Inteligência Artificial que Homens
- Tesouro Nacional Impulsiona Projetos de Transição Ecológica com Inovador Leilão de Financiamento
Austan Goolsbee, presidente da regional do Fed em Chicago, afirmou na quinta-feira que os dados recentes foram “excelentes” e aumentam as evidências de que o banco central está no caminho certo para atingir a meta de inflação de 2%.
Shoki Omori, estrategista-chefe do Mizuho Securities em Tóquio, descreveu este como “um momento muito aguardado” pelos traders de Treasuries, indicando uma fase de otimismo no mercado de títulos.