Os contratos futuros do petróleo registraram queda nesta sexta-feira (31), acumulando uma baixa de 6% em maio, às vésperas da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que ocorrerá no domingo (2). A expectativa é que o grupo prolongue os cortes voluntários de produção até o terceiro trimestre.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI, referência americana, para entrega em julho caiu 1,18%, fechando a US$ 76,99 por barril. Na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres, o Brent, referência global, para entrega em agosto recuou 0,94%, atingindo US$ 81,11 por barril.
Na semana, os contratos de petróleo Brent e WTI registraram baixas de 1,22% e 0,93%, respectivamente. No acumulado do mês, as quedas foram de 6,04% e 6,02%.
Leia mais:
- Empresas de Componentes para Couro se Opõem a Aumento de Alíquota na Importação de Químicos
- Abicalçados Afirma que Taxação de 20% para Compras Internacionais é Insuficiente Contra Concorrência Desleal
- Amil e Unimed Desistem de Cancelar 110 mil Planos de Saúde
Segundo analistas de commodities do ING, Warren Patterson e Ewa Manthey, as expectativas de cortes de produção são altas, pois "qualquer coisa menos do que isso decepcionará o mercado". No entanto, alertam que um aperto excessivo no mercado no terceiro trimestre pode ocorrer se a Opep+ optar por uma renovação parcial dos cortes.