1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Ouro cai com avanço do dólar e yields dos Treasuries

Publicado em

25/6/2024

Ouro cai com avanço do dólar e yields dos Treasuries

Imagem:

Canva

Investidores em mercados emergentes estão voltando a apostar em títulos de "duration" longa, uma estratégia que havia sido popular no final do ano passado, mas que resultou em perdas nos primeiros meses de 2024. Dois meses consecutivos de inflação abaixo das expectativas nos EUA reavivaram as expectativas de cortes de juros do Federal Reserve, o que desencadeou uma recuperação na dívida soberana de longo prazo. A "duration" mede o tempo necessário para recuperar o investimento, considerando prazos e pagamentos de cupom.

Desde o início de maio, os títulos soberanos de mercados emergentes denominados em dólar, com vencimento de dez anos ou mais, superaram todas as outras categorias, com um ganho de 5,3%, segundo dados da Bloomberg. Isso representa uma reviravolta significativa em relação ao início de 2024, quando esses títulos apresentaram perdas de 6,9% de janeiro até abril.

“Os investidores têm evitado 'duration' mais longa como uma praga”, disse Guido Chamorro, gestor sênior da Pictet Asset Management. Ele acredita que os títulos soberanos de mercados emergentes, incluindo os de maior 'duration', estão bem posicionados para um bom desempenho no futuro.

Inicialmente, o mercado precificava quase sete cortes de juros do Fed para este ano, mas essas expectativas foram reduzidas devido a relatórios de inflação persistente e sinais de crescimento robusto nos EUA. No entanto, dados fracos de preços ao consumidor em maio fizeram com que os investidores voltassem a se posicionar para dois cortes de juros, possivelmente a partir de setembro.

Essa mudança estimulou apostas em duration longa no mercado de dívida de países em desenvolvimento, conforme explicou Arif Joshi, gestor de dívida de emergentes na Lazard Asset Management. Joshi destacou que, considerando um crescimento dos EUA em torno de 2% e uma inflação em queda, o cenário é favorável para apostar em duration longa.

Leia mais:

Para ele, diante da volatilidade das expectativas de cortes do Fed, o melhor é investir em dívidas de grau de investimento e grau especulativo de nota mais elevada no segmento de "duration" longa de emergentes. Chamorro, da Pictet, também começou a adicionar dívidas de prazo mais longo de "nomes emergentes seguros", com spreads saudáveis. Entre seus favoritos estão Guatemala e Sérvia, que estão logo abaixo do grau de investimento e têm dívidas de dez anos com spreads em cerca de 200 pontos-base acima dos títulos do Tesouro americano.

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts