O Banco Central (BC) atualizou seu indicador sobre os juros acumulados no cartão de crédito rotativo para abril, revelando que, entre as 15 instituições financeiras que compõem o levantamento, os juros acumulados ficaram entre 18,35% e 65,15% dos valores originais da dívida. Esses percentuais refletem o percentil 99, indicando que em 99% das operações de cada instituição, os juros foram inferiores aos percentuais apresentados.
Contexto e Objetivo do Indicador
O indicador do BC mede a proporção de juros cobrados pelas instituições financeiras no crédito rotativo e parcelado em relação ao valor original da dívida. Lançado em março, com números de janeiro, o objetivo é monitorar o cumprimento da Lei 14.690/2023, que estabelece que os juros e custos financeiros das operações no rotativo e no parcelado realizadas a partir de 3 de janeiro não podem superar 100% do valor original da dívida.
Desempenho das Instituições
A Caixa Econômica Federal registrou o menor percentual de juros no percentil 99, com 18,35%. Este valor representa que em 99% das operações do banco, os juros foram iguais ou inferiores a 18,35% dos valores originais das dívidas. Em comparação, o percentual era de 17,86% em janeiro e fevereiro, subiu para 26,03% em março e caiu novamente em abril.
Por outro lado, a Portoseg S.A. CFI apresentou o maior percentual de juros no percentil 99, com 65,15%. Em 99% das operações desta instituição, os juros foram iguais ou inferiores a 65,15% dos valores originais das dívidas. Em março, o percentual estava em 43,59%, enquanto em fevereiro era de 20,78% e em janeiro, 21,09%.
Comparações e Tendências
Fernando Rocha, chefe do departamento de estatísticas do BC, explicou que a tendência é que os percentuais do percentil 99 aumentem ao longo do tempo, destacando a "velocidade" com que a dívida cresce. Rocha também ressaltou que o indicador fornece uma visão importante sobre como as diferentes instituições financeiras estão aplicando os juros em suas operações de crédito rotativo e parcelado.
Leia mais:
- Crescimento do Crédito Acelera no Trimestre de Fevereiro a Abril, Diz Banco Central
- Bancos Elevam Projeção de Expansão do Crédito para 9,3% em 2024, Mesmo Após Reunião do Copom
- Ouro Cai Mais de 3% na Semana com Temores sobre Juros Altos nos EUA
O novo indicador do Banco Central mostra a variação dos juros no cartão de crédito rotativo entre diferentes instituições financeiras, destacando a necessidade de os consumidores estarem atentos às taxas praticadas. Com a Lei 14.690/2023 em vigor, espera-se que os juros não ultrapassem 100% do valor original da dívida, promovendo maior transparência e controle no mercado de crédito.