O Ibovespa começou o dia em torno da estabilidade, refletindo a cautela dos investidores que ainda avaliam os riscos tanto internos quanto externos após os acontecimentos de sexta-feira. O desempenho positivo de empresas petroleiras como Prio ON (+1,40%), Petrobras PN (+1,41%) e Petrobras ON (+1,01%) deu um impulso ao índice, acompanhando a valorização internacional do petróleo.
Por outro lado, o forte avanço do dólar frente ao real e a dificuldade dos juros futuros em consolidarem uma queda firme, mesmo após a alta acentuada de sexta-feira, indicam que a cautela permanece elevada tanto no cenário doméstico quanto no internacional. No Brasil, os agentes do mercado estão atentos à trajetória fiscal do país, enquanto no exterior, o crescimento de partidos de extrema direita no Parlamento Europeu aumenta a aversão global ao risco.
Leia mais:
- ETFs de Bitcoin Completam 18 Dias Seguidos de Fluxo Positivo, em Maior Sequência da História
- Setor de Serviços Mostra Resiliência, Afirma Diretor do Banco Central
- Impactos de Risco Climático Vão Afetar Bancos Centrais, Diz Presidente do BCE
Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava uma leve queda de 0,03%, situando-se em 120.729 pontos, com máxima intradiária de 121.012 pontos e mínima de 120.540 pontos. O volume financeiro projetado para o índice no dia era de R$ 12,92 bilhões. No mercado internacional, o S&P 500 recuava 0,18% e o Stoxx 600 perdia 0,61%.