O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) está considerando realizar investimentos de US$ 15 bilhões no Brasil, conforme informou nesta quarta-feira (12) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele deu a declaração após participar de uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e representantes do fundo árabe no FII Priority Summit, um encontro de líderes e executivos que acontece até quinta-feira (13), na zona sul do Rio de Janeiro.
“Eles falam em investir US$ 15 bilhões no Brasil e estão acreditando muito na liderança e no diálogo do presidente Lula”, afirmou o ministro.
Segundo Silveira, há convergência entre as ambições do fundo e os projetos que o governo brasileiro considera fundamentais para o país. O ministro destacou o interesse dos árabes em investir em infraestrutura e na cadeia de energia renovável.
Ainda de acordo com o ministro, linhas de financiamento que estão sendo construídas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) qualificam a governança de investimentos no Brasil e vão permitir que o fundo atue em várias atividades, especialmente na transição energética.
Leia mais:
- Apple Supera Microsoft e se Torna a Companhia Mais Valiosa do Mundo
- Mercados Emergentes: O Futuro dos Investimentos, Afirmam Executivos no FII Priority Summit
- XP e B&T Fecham Parceria para Fortalecer Atuação em Câmbio
“Eles deixaram muito claro que o fato de o BNDES estar construindo linhas de financiamento que facilitam a governança desses investimentos no Brasil pode permitir que eles venham para várias áreas, fundamentalmente para a produção de hidrogênio verde, energia eólica, solar. Também querem conhecer os projetos de agricultura de baixo carbono, além de infraestrutura”, afirmou.