Marko Kolanovic, estrategista-chefe global de mercados e codiretor de pesquisa global do J.P. Morgan, está de saída do banco, segundo um memorando interno obtido pela Bloomberg News.
Kolanovic está “explorando outras oportunidades”, afirma o memorando. Dubravko Lakos-Bujas assumirá a posição de estrategista-chefe de mercados, supervisionando as áreas de ativos cruzados, renda variável e macro. Hussein Malik será o novo chefe de pesquisa global.
Stephen Dulake e Nicholas Rosato irão coliderar a nova área de pesquisa fundamental, que integra pesquisa de crédito e renda variável.
Um porta-voz do J.P. Morgan não quis comentar sobre a saída de Kolanovic, assim como os envolvidos Dubravko Lakos-Bujas, Hussein Malik e Nicholas Rosato. Dulake também optou por não comentar.
A mudança ocorre após dois anos desastrosos para as previsões de Kolanovic sobre o mercado de ações americano. Ele manteve uma postura otimista durante grande parte de 2022, quando o índice S&P 500 caiu 19%, enquanto outros estrategistas de Wall Street rebaixaram suas expectativas. Posteriormente, Kolanovic ficou pessimista quando o mercado atingiu seu ponto mais baixo, perdendo a recuperação de 24% do S&P 500 no ano passado e o ganho de 14% no primeiro semestre deste ano.
Os estrategistas do J.P. Morgan, liderados por Kolanovic, destoaram de outros grandes bancos de Wall Street ao continuar prevendo uma "venda generalizada" das ações nos EUA, enquanto pares como Goldman Sachs, Citigroup e Bank of America aumentaram suas estimativas para o índice. O J.P. Morgan tem a previsão de fim de ano mais baixa para o S&P 500 entre os grandes bancos rastreados pela Bloomberg, de 4.200 pontos, enquanto o índice de referência é negociado acima de 5.500 pontos.
Leia mais:
- Ouro Fecha em Alta com Dados Mais Fracos de Atividade nos EUA
- Petróleo Fecha em Alta Expressiva com Forte Queda de Estoques na Véspera de Feriado
- Dólar Fecha em Forte Queda com Sinalizações do Governo e Dados Econômicos dos EUA
Kolanovic entrou no J.P. Morgan com a compra do Bear Stearns, onde trabalhava quando o banco quebrou na crise de 2008. Antes disso, ele passou pelo Merrill Lynch. Apelidado de “Gandalf” no passado devido a uma série de previsões acertadas, Kolanovic mudou-se para os EUA da Croácia na década de 90 para estudar na Universidade de Nova York, onde concluiu doutorado em física teórica em 2003.
Lakos-Bujas ingressou no J.P. Morgan em 2010 após atuar como pesquisador sênior na Deutsche Asset Management.