O Grupo Assertif, especializado em revisão e recuperação de créditos tributários, lançou o Assertif Pay, um serviço que antecipa créditos tributários com juros de 30% ao ano. A iniciativa surge em um cenário de juros elevados e expansão inicial do crédito bancário, aliado ao crescimento das compensações tributárias, que atingiram R$ 242 bilhões em 2023.
De acordo com José Guilherme Sabino, presidente do Grupo Assertif, cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidamente, principalmente devido a duplicidade e erros de cálculo. O Assertif Pay calcula e antecipa esses créditos, oferecendo pagamento em até 12 meses.
Para efeito de comparação, a taxa básica Selic está em 10,5% ao ano e o juro bancário médio no crédito a empresas é de 18,5% anuais, segundo o Banco Central.
Sabino destaca que operações de teste realizadas desde a pandemia mostraram bons resultados, pois o sistema não consome o limite de crédito das empresas com os bancos. O serviço é utilizado tanto por empresas que já ganharam o direito às compensações na Justiça quanto por aquelas que contratam o grupo para identificar oportunidades tributárias.
O Grupo Assertif espera captar 5% das compensações tributárias deste ano, com foco em empresas médias, que não necessariamente enfrentam dificuldades financeiras. Os financiamentos estão sendo concedidos com capital próprio do grupo.
Leia mais:
- Bolsas da Europa Sobem, Mas Limitam Ganhos Após Corte de Juros do BCE
- Novo Consignado Abre Caminho para o Fim do Saque-Aniversário do FGTS
- Aluguel Residencial Tem Maior Inflação Anual em 16 Meses, Diz FGV
Sabino atribui o recorde em compensações tributárias à chamada "tese do século", que exclui o ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins, resultando em um impacto de mais de R$ 60 bilhões para a União em 2023.