O Índice de Confiança do Comércio (Icom) registrou uma significativa melhoria em abril, alcançando 95,5 pontos, o maior nível desde setembro de 2022, quando marcava 96,6 pontos. Este avanço, que reflete um aumento de 5,1 pontos no mês, é resultado da segunda alta consecutiva e foi impulsionado por melhorias em cinco dos seis principais segmentos do setor.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), o índice vem apresentando uma tendência de crescimento contínuo, com aumentos nos últimos cinco meses em médias móveis trimestrais, agora situando-se em 91,8 pontos.
Geórgia Veloso, economista do FGV Ibre, destaca que a recuperação do setor vem após um período desafiador e é estimulada por uma melhora disseminada entre os diferentes segmentos do comércio. A especialista aponta um cenário mais otimista, motivado pelo aumento do rendimento da população e da confiança dos consumidores, embora ainda haja incertezas quanto à sustentabilidade dessa recuperação nos próximos meses.
Leia mais:
- Analistas Apontam Perda de Mercado para a Cielo Após Resultados Negativos do Primeiro Trimestre
- Petrobras Devolve R$ 274,7 Bilhões à União em 2023 com Dividendos e Tributos
- Ouro registra leve alta na sexta-feira, mas fecha semana com queda significativa
Além disso, o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 4,6 pontos para 92,9, o mais alto desde outubro de 2022. Este aumento foi influenciado pelas perspectivas positivas quanto às vendas futuras e à tendência dos negócios. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) viu um incremento de 5,5 pontos para 98,5, com destaque para a avaliação sobre o volume de demanda atual, que atingiu 99,1 pontos, o nível mais alto desde junho de 2022.