1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Bancos Elevam Projeção de Crescimento do Crédito para 10% em 2024

Publicado em

8/7/2024

Bancos Elevam Projeção de Crescimento do Crédito para 10% em 2024

Imagem:

Canva

Apesar das incertezas econômicas, incluindo questionamentos sobre a sustentabilidade da política fiscal e a pausa nos cortes da taxa Selic, os bancos ajustaram novamente suas previsões de expansão do crédito para este ano. De acordo com a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a nova projeção é de 10%, um aumento em relação aos 9,3% previstos anteriormente.

A principal revisão foi na projeção da carteira direcionada, que subiu de 10,1% para 11,3%, com destaque para as linhas de crédito destinadas às empresas, cuja previsão aumentou de 8,7% para 11,7%. No crédito livre, a projeção foi ajustada de 8,6% para 9,2%, puxada principalmente pelas pessoas físicas, que passou de 9,5% para 10,6%.

“O crescimento revisado do crédito total captado na pesquisa pode ser explicado por diversos fatores. O segmento apresentou resultados positivos no primeiro semestre, refletindo a queda na taxa Selic e os índices de inadimplência. Além disso, o mercado de trabalho aquecido e o aumento da massa salarial devem continuar impulsionando as linhas de consumo das famílias”, explicou Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban, em nota.

Ele também destacou que os programas públicos aprovados para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes devem proporcionar um impulso significativo no segundo semestre, conforme captado na projeção para a carteira direcionada às empresas. “Por outro lado, precisamos acompanhar a evolução do cenário macroeconômico para verificar se as recentes turbulências podem afetar o ritmo do mercado de crédito”, ponderou.

Em relação à taxa de inadimplência da carteira livre, a pesquisa mostrou estabilidade nas projeções para 2024 (4,4%) e 2025 (4,2%). Quanto ao desempenho do crédito em 2025, a expectativa de crescimento da carteira total também permaneceu estável, em 8,9%.

Leia mais:

A pesquisa revelou que a grande maioria dos participantes (85%) considerou apropriada a decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de interromper o ciclo de queda da taxa Selic. No entanto, as expectativas para a taxa de câmbio ajustaram-se para um nível significativamente mais alto, permanecendo acima de R$ 5,20 até o final de 2024, em contraste com as projeções anteriores, que estavam próximas de R$ 5,00.

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts