1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Banco Central Aponta Desconcentração no Mercado das 'Maquininhas' desde 2018

Publicado em

3/6/2024

Banco Central Aponta Desconcentração no Mercado das 'Maquininhas' desde 2018

Imagem:

Canva

O Banco Central (BC) publicou um estudo indicando uma redução na concentração dos mercados de credenciamento e emissão de cartões de crédito, impulsionada pela entrada de novos participantes. As informações foram divulgadas no Relatório de Economia Bancária nesta segunda-feira.

Entre o primeiro trimestre de 2018 e o terceiro trimestre de 2023, o mercado de credenciamento de cartões de débito e crédito, conhecido popularmente como "maquininhas", passou de um nível alto para um patamar moderado de concentração. O estudo destaca que a participação de mercado das quatro maiores credenciadoras – Rede, Cielo, GetNet e Stone – caiu de 84,8% para 72,7% entre o primeiro trimestre de 2019 e o terceiro de 2023.

O avanço das credenciadoras entrantes e independentes, como Stone e PagSeguro, contribuiu significativamente para essa desconcentração. Além disso, o número de competidores no mercado de credenciamento aumentou de dois em 2010 para mais de 25 em 2023, ampliando o atendimento a pequenos lojistas e incluindo micros e pequenos empreendedores em novos relacionamentos bancários. Entre o primeiro trimestre de 2020 e o terceiro de 2023, o número de estabelecimentos comerciais ativos subiu 107%.

No mercado de emissores de cartões de crédito, a desconcentração também foi notável. De 2018 ao terceiro trimestre de 2023, a participação dos quatro maiores emissores – Itaú Unibanco, Nubank, Banco do Brasil e Bradesco – caiu de 79,4% para 61%. A participação de prestadores não financeiros de serviços de pagamentos aumentou de 0,78% para 13,7%.

Leia mais:

As medidas adotadas pelo BC para eliminar barreiras à entrada e equilibrar as condições competitivas foram citadas como fatores-chave para esse cenário. O estudo também mencionou a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de eliminar a exclusividade entre as credenciadoras Visanet e Redecard com as bandeiras Visa e Mastercard em 2010 e o marco regulatório de 2013, que estimularam a competição na indústria de cartões.

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts