Na madrugada desta sexta-feira, alguns hospitais de São Paulo enfrentaram lentidão em seus sistemas devido ao apagão cibernético global, mas a situação já foi normalizada ou apresenta poucos reflexos. Entre os hospitais afetados estavam o Hospital das Clínicas (HC), Sírio-Libanês e Albert Einstein.
De acordo com um levantamento realizado pelo SindHosp, que consultou 73 hospitais, cinco deles foram afetados e estão operando em regime de contingência com os comitês de crise acionados e os sistemas sendo restabelecidos. Os nomes desses hospitais não foram divulgados.
O Hospital das Clínicas de São Paulo informou que alguns equipamentos que utilizam a plataforma Windows 10 foram afetados durante o apagão. “O sistema já está em processo de estabilização, sem prejuízos relevantes aos serviços assistenciais”, afirmou a instituição.
O Hospital Albert Einstein relatou que o impacto da falha foi identificado imediatamente na madrugada, permitindo as correções necessárias. "No momento, os sistemas já estão restabelecidos. Não há nenhum setor de atendimento aos pacientes inoperante", declarou o hospital.
No Hospital Sírio-Libanês, houve problemas com as coletas de exames devido a um sistema de um parceiro externo, mas os atendimentos já foram normalizados.
Leia mais:
- Bolsas da Europa Fecham em Queda Após Apagão Cibernético
- Apagão Global Interrompe Mesas de Negociação na Ásia e Europa
- Apagão Cibernético: Desafios da Transformação Digital em Evidência, Afirma Especialista da Anatel
A Rede D’Or, que também registrou lentidão em alguns servidores pela manhã, informou que os serviços e atendimentos dos 73 hospitais da rede estão funcionando normalmente.
As operadoras de planos de saúde também não relataram problemas. A Abramge informou que não há ocorrências, e a Bradesco Saúde afirmou que suas atividades continuam funcionando sem intercorrências.
O Ministério da Saúde esclareceu que os sistemas e plataformas geridos pela pasta não foram impactados pelo apagão cibernético, pois não utilizam a solução/software que causou a indisponibilidade digital em outras áreas.