A OpenAI anunciou o lançamento de uma versão mais acessível e simplificada de seu renomado modelo de inteligência artificial, o ChatGPT. Chamada de GPT-4o mini, esta nova versão visa atrair um público mais amplo de desenvolvedores e empresas em um mercado de IA cada vez mais competitivo.
O GPT-4o mini é uma variação menor e mais econômica do GPT-4o, modelo mais avançado da OpenAI. A empresa sediada em São Francisco informou que o novo modelo estará disponível a partir desta quinta-feira (18) para usuários gratuitos e assinantes dos planos ChatGPT Plus e Team, com lançamento para clientes corporativos programado para a próxima semana. O GPT-4o mini substituirá o antigo GPT-3.5 Turbo no ChatGPT.
Lançado em maio, o GPT-4o foi destacado por suas capacidades aprimoradas, incluindo processamento em tempo real de informações de áudio e visuais. No entanto, o lançamento completo desses recursos foi adiado para resolver questões de segurança. O GPT-4o mini oferecerá algumas dessas funcionalidades e, conforme a OpenAI resolver as pendências, mais recursos serão adicionados.
Assim como outras empresas de IA, como Anthropic e Google, a OpenAI frequentemente lança versões mais ágeis e de menor custo de seus modelos avançados. Estes modelos menores são ideais para automatizar tarefas básicas de alto volume, enquanto os modelos maiores são mais adequados para tarefas complexas. Desenvolvedores podem optar por usar ambos os modelos em diferentes partes de um mesmo aplicativo.
“Em nossa missão de criar os aplicativos mais poderosos e úteis, queremos continuar desenvolvendo os modelos mais avançados, empurrando os limites”, disse Olivier Godement, chefe de produto da API da OpenAI, em entrevista à Bloomberg News. “Mas também queremos oferecer os melhores modelos pequenos disponíveis.”
Na semana passada, alguns desenvolvedores já testaram o GPT-4o mini. A startup de e-mail Superhuman utilizou o modelo para criar respostas automatizadas a mensagens, enquanto a startup de serviços financeiros Ramp o usou para extrair informações de recibos.
Leia mais:
- Petróleo Mantém Estabilidade em Meio a Preocupações Econômicas
- Guru Spoc e Capgemini Firmam Parceria para Desenvolver Soluções em Open Insurance
- Big Techs Pressionam Wall Street, Treasuries Têm Dia Volátil e Iene Avança
Inicialmente, o GPT-4o mini será capaz de receber e gerar texto e imagens, e futuramente, será capaz de processar outros tipos de conteúdo. Além disso, o GPT-4o mini é o primeiro modelo de IA da OpenAI a utilizar uma nova técnica de segurança chamada "hierarquia de instruções". Esta abordagem visa priorizar certas instruções, como as de uma empresa, para evitar usos inadequados da ferramenta.
Com o GPT-4o mini, a OpenAI busca fornecer soluções mais acessíveis e seguras, mantendo-se na vanguarda da inovação em inteligência artificial.