Os mercados acionários europeus fecharam em queda nesta segunda-feira (8), revertendo os ganhos registrados anteriormente no pregão. O movimento ocorreu enquanto os investidores digeriam o resultado das eleições legislativas na França, onde a aliança de esquerda Nova Frente Popular obteve o maior número de assentos no Parlamento.
O índice Stoxx 600 recuou 0,03%, fechando em 516,43 pontos. Em Paris, o CAC 40 caiu 0,63%, encerrando a 7.627,45 pontos. Em Londres, o FTSE 100 teve uma queda de 0,13%, para 8.193,49 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, diminuiu 0,02%, terminando a 18.472,05 pontos.
Apesar de alcançar um resultado expressivo, a coalizão de esquerda não obteve a maioria absoluta. O Danske Bank alertou que a França, a segunda maior economia da zona do euro, pode enfrentar um período de longas negociações para definir o controle do legislativo.
“Mesmo após a formação de um governo, há um risco elevado de que ele não se sustente por muito tempo”, avaliou o Danske Bank.
Leia mais:
- Prazo Menor para Crédito em Dinheiro Valerá Só para Empresas que Aderirem a Programas de Conformidade
- Ibovespa Fecha em Alta com Descompressão do Cenário Doméstico
- Dólar Recua Mais de 1% Após Governo Sinalizar Corte de Gastos
No setor corporativo, a Delivery Hero teve uma forte queda em suas ações, chegando a perder mais de 10% de seu valor após a empresa alemã anunciar a possibilidade de enfrentar uma multa de mais de 400 milhões de euros por violações perante a Comissão Europeia.