Os índices acionários europeus fecharam em queda nesta terça-feira (9), refletindo a cautela dos investidores frente à iminente divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos e à decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
O índice Stoxx 600 registrou uma queda de 0,62%, encerrando o dia a 505,80 pontos. O DAX, de Frankfurt, recuou 1,32%, para 18.076,69 pontos, enquanto o FTSE 100, da Bolsa de Londres, teve uma leve queda de 0,11%, alcançando 7.934,79 pontos. O CAC 40, de Paris, também cedeu 0,86%, fechando a 8.049,17 pontos.
No cenário corporativo, um dos destaques foi a alemã Rheinmetall, que registrou uma desvalorização de 6,9% após atingir recordes na sessão anterior. Por outro lado, a gigante britânica do petróleo BP viu suas ações subirem 1,31% após anunciar uma produção maior no primeiro trimestre.
Sophie Lund-Yates, analista da Hargreaves Lansdown, apontou que, com notícias corporativas relativamente limitadas para influenciar o mercado, os investidores estão voltando sua atenção para os eventos macroeconômicos desta semana.
Leia mais:
- Intel Lança Novo Processador para Impulsionar Aplicações de Inteligência Artificial Generativa
- Consumidores Divididos sobre o Futuro do Bitcoin, Revela Pesquisa do Deutsche Bank
- Ibovespa Avança Acompanhando Tendência Positiva Global; Commodities e Inflação Sob Atenção
A divulgação da inflação nos Estados Unidos, prevista para amanhã, é aguardada com grande expectativa, pois pode afetar as apostas do mercado em relação à política de juros do Federal Reserve (Fed) e a possíveis mudanças na taxa. Enquanto isso, o BCE, que anunciará sua decisão na quinta-feira (11), não deve realizar cortes em suas taxas, mas poderá fornecer indicações mais claras sobre seus planos futuros.