O início de 2024 traz um otimismo cauteloso do mercado sobre a possibilidade de taxas de juros mais baixas no Brasil. Com uma condução conservadora da política monetária pelo Banco Central (BC), as expectativas se inclinam para um fechamento da taxa Selic em 9% até o final de 2024, segundo pesquisas recentes.
Previsões e Cautelas do Banco Central
A pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico entre os dias 21 e 22 de dezembro mostra uma queda na mediana das projeções para a Selic de dezembro de 2024, saindo de 9,25% para 9%. O panorama para dezembro de 2025 também sugere uma redução, com a mediana apontando para 8,5%. Instituições financeiras como BTG Pactual, Itaú Unibanco e Ace Capital ajustaram suas projeções refletindo uma visão de Selic menor ao fim do ciclo. Apesar da tendência de queda, o mercado e os especialistas mantêm um olhar cuidadoso, dado o cenário de incertezas e a necessidade de uma política monetária ainda restritiva.
Influências e Projeções Futuras
Aspectos como o processo desinflacionário, a desaceleração da atividade econômica e as expectativas de cortes de juros pelo Federal Reserve americano influenciam a direção para uma Selic mais baixa. Economistas, como o chefe da Santander Asset Management, mantêm um viés de baixa em suas projeções, mas ressaltam a importância de manter a cautela diante de variáveis como as expectativas de inflação, discussões fiscais e o cenário global. A taxa Selic é atualmente de 11,75% e o debate sobre a aceleração do ritmo de cortes de juros deve ganhar força nos próximos meses.