Pagamento de Benefícios com Tecnologia Inovadora
A Caixa Econômica Federal, em colaboração com o Banco Central, está analisando a viabilidade de implementar a tecnologia Drex para a distribuição de benefícios sociais. Esta iniciativa tem como objetivo principal facilitar o acesso a programas como Bolsa Família, Seguro-Desemprego e Seguro-Defeso, especialmente em áreas com conectividade à internet limitada ou inexistente.
Com lançamento previsto para o final de 2024, o Drex é uma plataforma baseada em blockchain projetada para abranger transações no sistema financeiro brasileiro. Esta tecnologia permite a tokenização do Real, possibilitando transações de compra e venda de bens e serviços. O conceito em estudo pela Caixa visa proporcionar o uso dos benefícios sociais de forma offline, sem a necessidade de conexão à internet no momento da transação.
Esta solução é particularmente relevante para beneficiários que vivem em regiões com acesso limitado à internet, oferecendo uma alternativa ao deslocamento para cidades vizinhas para o saque de benefícios em dinheiro. A proposta envolve a transferência do valor do benefício para um token offline, como um cartão pré-pago, que poderia ser utilizado em estabelecimentos que aceitem Drex, inclusive em maquininhas de cartão que operem offline.
Desafios
O projeto continua em estágio inicial, e a Caixa faz parte de um dos 16 consórcios participantes do projeto-piloto do Drex. O desenvolvimento desta tecnologia visa atender todos os requisitos do sistema financeiro brasileiro, com participação de empresas como Elo e Microsoft.
O vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, Marcos Brasiliano, detalhou que, ao usar o cartão com Drex, as transações são registradas no sistema e circulam offline. A atualização para o banco ocorre quando a maquininha conecta-se à internet. Este método representa um avanço na maneira como os benefícios são acessados e gerenciados, proporcionando maior flexibilidade e potencialmente reduzindo barreiras para os beneficiários.