1
Acessar agora
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Que pena! Ocorreu algum erro.
1
2
Falta pouco para você concluir seu cadastro
1
2
Obrigado! Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Em breve entraremos em contato por telefone ou whatsapp, fique atento!
Que pena! Ocorreu algum erro.

Caixa Estuda Implementar Drex para Benefícios Sociais

Publicado em

7/12/2023

Caixa Estuda Implementar Drex para Benefícios Sociais

Imagem:

MDAS/Divulgação

Pagamento de Benefícios com Tecnologia Inovadora

A Caixa Econômica Federal, em colaboração com o Banco Central, está analisando a viabilidade de implementar a tecnologia Drex para a distribuição de benefícios sociais. Esta iniciativa tem como objetivo principal facilitar o acesso a programas como Bolsa Família, Seguro-Desemprego e Seguro-Defeso, especialmente em áreas com conectividade à internet limitada ou inexistente.

Com lançamento previsto para o final de 2024, o Drex é uma plataforma baseada em blockchain projetada para abranger transações no sistema financeiro brasileiro. Esta tecnologia permite a tokenização do Real, possibilitando transações de compra e venda de bens e serviços. O conceito em estudo pela Caixa visa proporcionar o uso dos benefícios sociais de forma offline, sem a necessidade de conexão à internet no momento da transação.

Esta solução é particularmente relevante para beneficiários que vivem em regiões com acesso limitado à internet, oferecendo uma alternativa ao deslocamento para cidades vizinhas para o saque de benefícios em dinheiro. A proposta envolve a transferência do valor do benefício para um token offline, como um cartão pré-pago, que poderia ser utilizado em estabelecimentos que aceitem Drex, inclusive em maquininhas de cartão que operem offline.

Desafios

O projeto continua em estágio inicial, e a Caixa faz parte de um dos 16 consórcios participantes do projeto-piloto do Drex. O desenvolvimento desta tecnologia visa atender todos os requisitos do sistema financeiro brasileiro, com participação de empresas como Elo e Microsoft.

O vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, Marcos Brasiliano, detalhou que, ao usar o cartão com Drex, as transações são registradas no sistema e circulam offline. A atualização para o banco ocorre quando a maquininha conecta-se à internet. Este método representa um avanço na maneira como os benefícios são acessados e gerenciados, proporcionando maior flexibilidade e potencialmente reduzindo barreiras para os beneficiários.

Leia mais:

Conheça a Barte agora mesmo

Inscreva-se e conheça todas as vantagens de utilizar a Barte!

Postagens Recentes

Ver todos

Related Posts